Em obras desde fevereiro de 2009, a expansão da Linha 1 do metrô de Porto Alegre até Novo Hamburgo segue uma série de medidas para promover a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental, através da redução do consumo de recursos naturais, como água e madeira, reutilização de materiais e compensação ambiental, por meio de reflorestamento.
Trensurb e Consórcio Nova Via, responsável pelas obras, optaram por usar algumas formas metálicas na fabricação de pré-moldados, evitando assim, o consumo de 4.600 m³ do material, o que equivale à preservação de aproximadamente 17 mil árvores. A água utilizada na fabricação de concreto também é reutilizada por um sistema fechado de tratamento de efluentes, provenientes da lavagem de caminhões betoneiras e bombas.
Além disso, as empresas fazem uso de material fonoabsorvente nos painéis de vedação, localizados nas laterais de todo o elevado. Os painéis são confeccionados em concreto de alta resistência e recebem pequenos pedaços de pneu reutilizado, fornecido pela empresa Premold, de Sapucaia do Sul. O material permite que o ruído, causado pelo contato roda-trilho, seja absorvido e refletido para o alto, diminuindo o barulho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Junto aos painéis, a Trensurb utiliza o Sistema LVT (Low Vibration Track), de baixa vibração e ruído, com dois blocos de concreto de fixação dos trilhos à sobrelaje do viaduto, envoltos por borrachas, sobre palmilhas amortecedoras.
Seja o primeiro a comentar