A MRS assinou contrato de R$ 288 milhões com a Xorail para o desenvolvimento e a instalação de um sistema de controle de trens baseado em comunicação. A Xorail, subsidiária da Wabtec Corporation, fará a elaboração do projeto e instalação de sistemas de sinalização, comunicação e despacho de trens, além de equipamentos e sistemas de bordo para a frota de locomotivas e veículos auxiliares da MRS.
O sistema atenderá os 1.643 Km de trilhos que a MRS opera nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A previsão é de que a implantação do projeto esteja concluída em 2013.
“Este sistema não vai apenas desenvolver substancialmente nossos padrões de segurança, mas também nos capacitar a concretizar nossos planos de crescimento. Nós vemos cenários em que o crescimento na demanda vai exigir intervalos entre trens muito reduzidos. Este projeto, de alta complexidade – devido à alta densidade da malha e à desafiadora geografia da região -, faz parte de um grande plano de investimento. Atualmente, não há nada comparável no transporte de cargas no mundo. Após um longo processo de negociação, acreditamos que a Wabtec/Xorail está posicionada de maneira ímpar no mercado para poder entregar a solução contratada”, afirmou o presidente da MRS, Eduardo Parente.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar