A malha do metrô da Cidade do México tem 201 quilômetros, 11 linhas e 175 estações. O número é superior à malha do metrô paulistano, que tem 70,5 quilômetros. Tanto o metrô da capital mexicana quanto o metrô de São Paulo começaram a ser construídos na mesma época, na década de 1970.
Assim como nos ônibus, homens e mulheres ficam separados no metrô mexicano. Cinco milhões de pessoas utilizam esse meio de transporte diariamente.
Graças a um transporte público bem estruturado e a um trabalho integrado, a Cidade do México conseguiu tirar carros das ruas e, assim, sair da lista das dez cidades mais poluídas do mundo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Trens de SP
Em São Paulo, os moradores contam ainda com as linhas da CPTM, que chega a bairros mais distantes do Centro e também a algumas cidades da região metropolitana. A CPTM tem 260 quilômetros de linhas.
Nos últimos anos, depois da implantação do Bilhete Único, muito mais gente passou a usar esse transporte, que facilitou a locomoção de milhares de pessoas pela cidade. Em 2005, 1,4 milhão de pessoas usavam os trens da CPTM todos os dias. Em 2011, a média está em 2,4 milhões de passageiros por dia.
Seja o primeiro a comentar