O governo federal autorizou na sexta-feira, 13, a liberação imediata de R$ 164 milhões para obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco. O montante foi assegurado pela presidente Dilma Rousseff ao governador Eduardo Campos, que hoje se reuniu com a chefe do Executivo, em Brasília, a fim de garantir recursos para a construção de novas barragens no estado. A Transnordestina está orçada em R$ 5,4 bilhões e é um dos maiores projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com a assessoria de comunicação do governo, os recursos serão repassados através da Valec, estatal federal de planejamento e infraestrutura, e devem garantir a continuidade das obras até o fim de julho. A presidente da República ainda teria se comprometido a liberar nova parcela de recursos no próximo mês, durante audiência no Palácio do Planalto. Eduardo continua em Brasília, onde participa do 5º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Atualmente, cerca de 11 mil pessoas trabalham nas obras da ferrovia, que terá 1.728 quilômetros de extensão e ligará os portos de Pecém (CE) e Suape ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins. Em Pernambuco, 38 municípios estão no traçado da Transnordestina, que teve a sua construção iniciada em junho de 2006. A previsão inicial é que o primeiro trecho do empreendimento fique pronto no ano que vem.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar