A necessidade de melhorar a qualidade do equipamento ferroviário através da introdução de normas técnicas foi assunto da reunião deste dia 18 de maio no Departamento Ferroviário do Simefre, em São Paulo. As normas são elaboradas pelo Comitê Brasileiro Metro Ferroviário – CB-6 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas, e uma vez editadas e publicadas, tornam-se obrigatórias para as operadoras e fabricantes, valendo também para material importado.
“É uma boa chance para adotarmos exigências de qualidade capazes de melhorar o desempenho dos nossos produtos e, além disso, para impedir a entrada no Brasil de produtos de segunda qualidade”, disse Ronaldo da Rocha, diretor para a América do Sul da Union Switch/Ansaldo. Na mesma reunião, outros industriais queixavam-se dos preços de dumping praticados pela China no fornecimento de rodas de vagões. “Nos Estados Unidos não se vende um parafuso que não se enquadre nas normas técnicas deles”, disse Ronaldo.
Estas normas e sua elaboração serão discutidas no Encontro Nacional de Tecnologia, que a Revista Ferroviária e o Simefre vão organizar na Escola Politécnica da USP em julho próximo. Qualquer pessoa pode enviar uma proposta de norma para o endereço eletrônico a seguir: https://revistaferroviaria.com.br/encontro/trabalhos.php Os trabalhos serão analisados pelos relatores das diferentes comissões do CB-6, e o melhor trabalho sobre cada tema será apresentado e premiado durante o encontro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O I Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, em São Paulo. A programação completa está disponível no site do evento.
Seja o primeiro a comentar