A Alstom, em conjunto com sua joint venture chinesa Casco Signal Ltda., fechou dois contratos de sinalização na China. A empresa irá fornecer o CBTC (communication-based train control) para a linha 16 do metrô de Shangai e para a linha 1 do metrô de Kunming, que possuem 59 km e 42 km, respectivamente.
A linha 16 de Shangai, já em construção, terá 13 estações e deve entrar em operação no início de 2013. Nela, a os trens deverão chegar a 120km/h – a maior velocidade entre linhas de metrô na China. Já a linha 1 de Kunming terá 31 estações, e a primeira fase do projeto está prevista para entrar em operação também em 2013.
Com o CBTC, que realiza a transmissão das informações via rádio e permite ter o controle exato de cada composição, o intervalo entre os trens nas estações é reduzido. Essa mesma tecnologia está sendo instalada nas linhas 1, 2 e 3 do metrô de São Paulo, para melhorar a superlotação. A previsão é de que, até o final do ano, a Linha 2 – Verde já esteja operando inteiramente com o sistema.
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