O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta sexta-feira, 10/06, cinco composições para a frota ferroviária de São Paulo: três novos trens para a CPTM, fabricados pela CAF, e dois trens modernizados pelo consórcio TTrans, para o metrô.
As duas composições do metrô são as primeiras entregues de uma frota de 98 unidades – 51 da Linha 1-Azul e 47 da Linha 3-Vermelha – que passarão por modernização. Os trens ganharam ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual, monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento para dias de chuva.
Já os três trens da CPTM totalizaram 14 composições entregues para a frota nesse ano. Ao todo, 53 novos trens já estão em operação, do total de 105 que serão entregues para a CPTM até 2012. Também são equipados com ar-condicionado, câmeras de vigilância e monitores de vídeo e display.
Homenagem
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Na ocasião das entrega dos trens, o governador Geraldo Alckmin aproveitou para homenagear Ednaldo Delmiro da Silva, o maquinista do trem que se chocou com o ônibus que caiu de um viaduto em São Caetano do Sul (SP) na manhã desta quinta-feira, 09/06.
Alckmin ressaltou que a experiência do funcionário, que desacelerou o trem de 90km/h para aproximadamente 10km/h, evitou uma colisão grave. “O Ednaldo, que tem 11 anos como maquinista, muito experiente e capacidado, evitou uma tragédia”, afirmou o governador.
Mesmo com o elogio do governador, o maquinista não quis levar os créditos. “Estão dizendo que sou herói, mas não sou. Só percebi o acidente porque um passageiro do ônibus veio correndo do lado na via e me avisou”, afirmou Ednaldo.
Seja o primeiro a comentar