O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Brasil deve aproveitar o interesse chinês em investir no Brasil, especialmente na Ferrovia Transcontinental, que vai do Rio de Janeiro e Bahia até Rondônia. De acordo com o parlamentar, o interesse chinês no projeto “é facilmente compreensível”, uma vez a ferrovia levará a soja do Mato Grosso e outras cargas até o porto graneleiro de Porto Velho, que pode seguir posteriormente até o Oceano Pacífico, com a prolongação da linha até o Peru.
– A ferrovia trará uma redução significativa de custos operacionais na exportação dos produtos que compõem a maior parte da balança comercial – afirmou.
O senador informou que, como relator da medida provisória que estabeleceu o Plano Ferroviário Nacional, incluiu duas linhas, uma na Bahia e outra que liga Rondônia à divisa do Peru.
– Não há país desenvolvido que não disponha de um amplo e eficiente sistema ferroviário em seu transporte de cargas. Este modal nunca foi explorado no Brasil como deveria – disse o senador.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Valdir Raupp afirmou que o Banco Central anunciou um recorde em investimentos diretos na economia brasileira, com a entrada de US$ 23 bilhões no primeiro quadrimestre, o triplo do verificado no mesmo período do ano passado. Segundo ele, os chineses vêm o Brasil “como a menina dos olhos para seus ambiciosos planos de investimentos”, o que deve ser aproveitado pelo país.
Seja o primeiro a comentar