Falar sobre o desenvolvimento e a consolidação da engenharia ferroviária no país – esse é o propósito do livro História da Engenharia Ferroviária no Brasil, que será lançado dia 20/07, a partir das 16hs, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na Avenida Augusto Severo, 8 – 12º andar, Rio de Janeiro.
De autoria de Pedro Carlos da Silva Telles, engenheiro, ex-professor da Escola Politécnica da UFRJ e do Instituto Militar de Engenharia, e membro titular da Academia Nacional de Engenharia, o livro fala da conjuntura histórico-econômica no desenvolvimento das estradas de ferro do país. O livro foi organizado e editado pela jornalista Regina Perez, da Editora Ferroviária.
Dividida em seis capítulos, a publicação retrata as primeiras ferrovias que foram construídas no Brasil, bem como o desenvolvimento das malhas ferroviárias nos séculos XIX, XX e XXI. Além disso, traz uma relação de biografias de engenheiros que tiveram participação significativa na história das ferrovias, como o Visconde de Mauá.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Como retrata o jornalista Gerson Toller na apresentação do livro, História da Engenharia Ferroviária no Brasil é “um passeio pela mão de um engenheiro através das peripécias políticas e econômicas que sempre acompanharam obras do porte das estradas de ferro”. O lançamento do livro terá início às 16hs, com sessão de autógrafos às 18hs.
Seja o primeiro a comentar