Em maio deste ano, a Supervia assinou um acordo de R$ 125 milhões com a Bombardier para o fornecimento de um sistema que promete reduzir o intervalo entre trens, além de garantir a segurança nas operações. A previsão da Bombardier é que o ramal Deodoro seja o primeiro a receber o sistema, que entrará em operação em agosto de 2012. Até julho de 2013, todos os ramais estarão operando com o equipamento: Japeri (janeiro/2013), Santa Cruz (março/2013), Saracuruna (maio/2013) e Belford Roxo (julho/2013).
O novo sistema de proteção, conhecido por ERTMS de nível 1, segue o padrão europeu de gerenciamento de tráfego ferroviário e permite gerir automaticamente o intervalo de segurança entre trens, eliminando a falha humana, uma vez que, caso o maquinista não siga uma instrução de parada, ou de redução de velocidade, o sistema atua, freando automaticamente o trem.
Este sistema já está em implantação na Europa em 19.300 km de vias e instalado em 3.813 trens. No restante do mundo, são mais 18.200 km de vias e 1.865 trens. Reconhecido pela UNIFE, associação da indústria ferroviária, o sistema aumenta a capacidade das vias ferroviárias em 40%.
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