A linha de trem que beira a marginal Pinheiros será estendida em 7,5 km a partir da estação Ceasa e permitirá uma viagem direta, sem baldeação, entre as regiões de Lapa (zona oeste) e Berrini (zona sul) em 21 minutos. A ideia foi inserida nos projetos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no governo Alckmin. Hoje esse trajeto demora 31 minutos, com transferência entre duas linhas de trem.
A nova proposta abrange um prolongamento da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) em direção a Lapa e Água Branca, aproveitando uma área existente, paralela aos trilhos da linha 8-diamante.
Prazos e custos só serão definidos depois da conclusão dos projetos. Mas a proposta já estará contemplada numa licitação da CPTM neste mês. Ela contratará os projetos de mais de 40 estações que serão reformadas até 2014 ou 2015, por R$ 2,3 bilhões.
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Dentre elas estão as estações Lapa e Água Branca, que já ganharão área de plataforma para os trens da linha 9.
As obras já vão prever essa implantação, afirma Silvestre Eduardo Ribeiro, diretor de planejamento da CPTM.
O prolongamento da linha 9, diz, pode ser simultâneo ao trem expresso entre Pinheiros e Barueri, com obras previstas a partir de 2013.
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