A Cavan Rocbra inaugura nesta quarta-feira (05/10) uma fábrica de dormentes de concreto em Bacabeira, no Maranhão. A unidade produzirá 3,2 milhões de dormentes de concreto para a manutenção e duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), da Vale. Também serão fornecidos 360 aparelhos de mudança de via (AMVs).
A nova fábrica terá capacidade inicial de produção de 33 mil dormentes por mês, em um único turno. Até o final deste ano, a capacidade de produção será duplicada. A fábrica está interligada com um ramal da EFC e os dormentes serão transportado pela ferrovia.
A unidade foi construída com sistemas ecologicamente corretos e conta com sistema de iluminação alimentada por energia eólica, tanques de estocagem de águas pluviais e sistema de decantação para reutilização de águas na lavagem da central de concreto.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A Cavan Rocbra é resultado de uma joint-venture formada entre a Cavan — braço industrial da Alusa Engenharia — e a norte-americana Rocla. O nome Rocbra surgiu com a criação da nova empresa.
A Estrada de Ferro Carajás liga o Maranhão e o Pará. A ferrovia conta com 892 km, dos quais 625 km estão sendo duplicados pela Odebrecht. As obras começaram no primeiro semestre deste ano e a Vale não informou o prazo de finalização. A nova linha está sendo construída na mesma faixa da linha principal. Além disso, está sendo feita a modernização do sistema de sinalização ferroviária, telecomunicações e energia da EFC.
Seja o primeiro a comentar