A Stadler Rail, fabricante suíça de trens, deve entregar em agosto de 2012 a primeira das sete locomotivas de cremalheira encomendadas pela MRS. O chassi e a cabine da primeira locomotiva já estão prontos. As máquinas estão sendo fabricadas em Bussnang, na Suíça.
Cada locomotiva tem cerca 18 metros, potência de 5.000 kW e força de tração de 700 kN. As locomotivas de quatro eixos tem, cada uma, dois truques que, por sua vez, contam com dois sistemas de transmissão por pinhão encaixados em uma cremalheira de lamela tripla. O suporte é fornecido por dois sistemas de transmissão de aderência separados, que contribuem com cerca de 25% da tração conforme o trem sobe. A capacidade regenerativa do equipamento de tração também permite uma grande economia de energia a ser feita na linha de 3 kV CC.
Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar sua capacidade, passando das atuais 7 milhões de toneladas úteis por ano para até 28 milhões de toneladas ano, por sentido. As novas locomotivas serão 50% mais eficientes do que as utilizadas atualmente – fabricadas pela Hitachi na década de 70. Todas as locomotivas devem ser entregues até 2013 e o valor do contrato é de R$ 120 milhões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A cremalheira da Serra do Mar tem 8 km de extensão, entre o planalto paulista e a Baixada Santista. O percurso tem rampas de 10%. É um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.
Seja o primeiro a comentar