Em mais uma demonstração da proximidade entre os governo federal e do Estado de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff e o Geraldo Alckmin farão juntos o anúncio da linha 18 – Bronze do Metrô, que levará o Metrô às cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, no ABC. A ligação com a capital será feita a partir da estação Tamanduateí, da linha 10 da CPTM, que também está integrada à Linha 2 – Verde do Metrô.
De acordo com o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, a cerimônia será realizada no mês de dezembro. Dilma e Alckmin já anunciaram juntos investimentos para o Trecho Norte do Rodoanel, Ferroanel e Hidrovia Tietê-Paraná. Também lançaram juntos o programa Brasil Sem Miséria, no Palácio dos Bandeirantes, e firmaram uma parceria para o programa Minha Casa Minha Vida, em que São Paulo se comprometeu a ceder terrenos para o programa federal. Além disso, o governo federal recentemente ampliou o teto da dívida de São Paulo para R$ 17 bilhões.
A linha 18 – Bronze do Metrô ligará a capital paulista ao ABC por meio de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). De acordo com o Metrô, a previsão é de que a linha tenha cerca de 20 quilômetros, 18 estações, quatro terminais integrados e transporte 400 mil usuários por dia. Não há previsão de início de obra.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo Marinho, a prefeitura pediu que a linha se estenda até a Estrada do Alvarenga, onde seria a estação final. A linha cruzará com dois corredores de ônibus em São Bernardo do Campo que serão construídos na cidade – um ligará a Praça dos Bombeiros, Avenida Prestes Maia, Viaduto Tereza Delta, Avenida José Odorizzi e Estrada Samuel Aizemberg até a divisa com Diadema, e o outro corredor irá da Estrada do Alvarenga até o Largo do Piraporinha. Ao menos um deles será bancado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana das Grandes Cidades.
Marinho afirmou que a prefeitura já investiu R$ 1,8 milhão para o projeto funcional da linha. As obras serão bancadas com recursos do governo federal e do governo de São Paulo. “É possível também que o projeto seja complementado, eventualmente, com recursos de uma Parceria Público Privada (PPP)”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar