A GE Transportation está negociando com duas ferrovias brasileiras o fornecimento de um sistema de controle de trens automático que calcula a aceleração adequada da máquina para uma melhor eficiência energética. O Trip Optimizer (Otimizador de Viagem) é integrado ao sistema de controle da locomotiva e controla automaticamente a máquina, levando em conta as rotas e seguindo os padrões pré-estabelecidos da viagem (tempo de viagem, locais de rampas, limites de velocidade, etc). O maquinista supervisiona a operação e atua em trechos onde existam paradas ou condições inesperadas. Os dados de velocidade e aceleração são integrados no sistema operacional da locomotiva, processados, e os comandos são enviados pelo centro de controle da GE para os ajustes necessários no comando no trem.
Segundo o gerente de produtos da GE Transportation, Eudes Junqueira, os ganhos são calculados caso a caso, dependendo das características da linha e do trem. O sistema já é utilizado em ferrovias dos Estados Unidos e Canadá, e estão sendo preparados os testes nas ferrovias brasileiras. Por questões contratuais, a GE não quis informar o nome das ferrovias envolvidas no projeto.
A GE também está apresentando para as concessionárias brasileiras o sistema de monitoramento e diagnóstico remoto de locomotivas, o LMS (Locomotive Maintenance Suite). O software é instalado no computador de bordo da máquina, analisando os dados das falhas apresentadas pela locomotiva e apresentado o que deve ser feito para a correção. De acordo com Junqueira, o diferencial do sistema é que com os dados ele gera a recomendação do que deve ser feito e com isso as equipes de manutenção podem atuar de forma mais eficiente, aumentando a confiabilidade da frota.
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A tecnologia foi desenvolvida para auxiliar a própria GE na manutenção de locomotivas nos Estados Unidos. Até 2009, era usada somente internamente. O sistema está instalado em cerca de 13 mil locomotivas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e China.
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