O governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou nesta quarta-feira que vai modernizar o sistema de bondes do bairro de Santa Teresa, que voltarão a circular até 2013. Os bondes deixaram de rodar pelo bairro após o acidente que matou seis pessoas em agosto.
Em viagem a Portugal, o governador assinou um acordo de cooperação técnica com a empresa que administra os bondes de Lisboa e disse que investirá inicialmente R$ 40 milhões na recuperação do sistema de bondes carioca.
“Nós passaremos o ano de 2012 inteiro nessa tarefa de renovação de trilhos, equipamentos e de compra de novos bondes”, disse Cabral, por meio de nota.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Técnicos da empresa Carris, que segundo o governo do Estado já administrou os bondes de Santa Teresa na década de 40, estiveram no Rio há duas semanas para analisar e coletar informações que vão guiar os trabalhos de recuperação do sistema. Cabral vê semelhanças com os bondes lisboetas.
“Existe uma grande identidade entre as ladeiras de Lisboa e as de Santa Teresa, esse convívio do carro com o pedestre e o bonde, as curvas, as ruas estreitas. É tudo muito parecido e a empresa resolve isso muito bem aqui.”
Leia também
Bondes reformados do RJ receberam suspensão de trem
Seja o primeiro a comentar