A francesa Saft, que projeta e fabrica baterias para a indústria, recebeu nessa semana a homologação de suas baterias alcalinas pela Vale. A certificação atesta que o produto da Saft – que possui um escritório no Brasil desde o final do ano passado – está apto para ser utilizado nas locomotivas da operadora.
De acordo com Guido Petit, diretor da empresa no Brasil, a homologação é um processo utilizado por todas as ferrovias da Vale para testar a tecnologia antes de comprá-la. “Eles definem os testes que serão feitos na bateria e depois fazem um relatório técnico para falar se a avaliação foi satisfatória”, explica Petit.
Apesar da homologação, a empresa ainda não possui nenhum contrato fechado com a empresa. “Mas estamos em negociação. A Vale tem uma previsão de compra muito grande para o próximo ano”, afirma o diretor da Saft. No caso das ferrovias de carga, a bateria é utilizada para dar o arranque no motor da locomotiva, da mesma forma como funciona em um automóvel.
A Saft também fechou recentemente um contrato para fornecimento das baterias alcalinas à CAF, que irá fabricar 15 trens para o metrô de Recife. O contrato está em fase final de projeto e o primeiro trem deverá ser entregue em novembro de 2012.
Seja o primeiro a comentar