A Vossloh está concluindo os testes de ancoragem para dormentes no MetrôRio. O equipamento foi testado em uma curva e tem como objetivo evitar que os dormentes se movam no lastro. O sistema de ancoragem é instalado a cada três dormentes. O equipamento foi aprovado pelo metrô e apelidado pela equipe como “orelha de elefante”, devido ao seu formato.
Em breve, o equipamento será testado no Metrô do Distrito Federal, em uma curva próxima da estação Ceilândia. A “orelha de elefante” foi exposta na Feira Negócios nos Trilhos.
No final deste mês, a Vossloh vai iniciar a instalação de uma linha de testes de dormentes de concreto, com 250 metros, na Estrada de Ferro Carajás (EFC), da Vale. Estão sendo utilizados dois tipos de fixações – W14R, especifica para dormentes de concreto, e W30HH, para ferrovias de carga pesada. Segundo o gerente de vendas da empresa no Brasil, Mario Goulart de Andrade, o que muda é a forma como fixa.
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De acordo com Andrade, o sistema de isolamento não tem nenhuma peça que tenha contato entre o grampo e o patim, o que evita o desgaste. Em caso de um descarrilamento, todas as peças de fixação podem ser trocadas sem ter que trocar o dormente. O sistema também reduz o custo de manutenção e possibilita a recuperação mais rápida do sistema.
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