Trens de Salvador entram em teste

O metrô de Salvador, finalmente, vai para os trilhos. Depois de 12 anos sendo construído, os primeiros seis quilômetros do sistema, que vai da Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi, entrará em uma fase de testes dia 20 de dezembro. O metrô já consumiu fabulosos R$ 700 milhões.


A fase de teste não começará com o transporte de passageiros. É que a Prefeitura de Salvador resolveu inovar e foi buscar uma nova tecnlogia para ter a certeza de que os trens funcionarão mesmo e com segurança.


Os trens vão passar o dia inteiro transportando 600 sacos de areia, cada um com 60 quilos. E mais: a fase de teste não será coisa para uma semana…duas….três ou um mês. Ela começa dia 20 próximo e só termina no mês de abril de 2012.


Depois disso, haverá uma segunda etapa de teste, esta de ”treinamento” para os passageiros, segundo anunciou o secretário da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, que funciona também como uma espécie de ”dublê” do prefeito João Henrique.


O metrô, em sua fase de teste para passageiros (sem sacos de areia), deve transportar 600 pessoas em cada viagem, sem a cobrança de passagem, de acordo com Leão.


Leão garantiu que o segundo trecho do metrô, que vai da Estação Pirajá até a Rótula do Abacaxi, que completaria os 12 km do sistema, deve levar mais 15 meses para ser concluído e vai custar mais R$ 560 milhões.


“Já tem dinheiro orçamentário, né? Eu tenho no caixa o recurso para concluir o tramo 1. Hoje tenho no caixa da CTS algo em torno de R$ 60 milhões”, aponta o dublê do prefeito de Salvador.


Ele explicou que duas empresas da Espanha foram contratadas para administrar e operar o metrô ”sem nenhum custo contratual. Os seis quilômetros entre a Lapa e a Rótula devem funcionar “logo”.


“Todo o sistema já está pronto, as linhas estão prontas, faltam alguns detalhes de umas catracas e algumas coisas, mas isso nós só vamos utilizar na época em que nós estivermos operando com os passageiros”, completa.


Sobre o custo de funcionamento do sistema, Leão afirma que uma parceria mantida com o Ministério das Cidades vai garantir os recursos para se custear a operação em sua fase inicial. “Tem um empenho muito grande do ministro Mario Negromonte no intuito de dar o exemplo”, diz.

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Fonte: Jornal da Mídia

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