A Arábia Saudita fez um acordo de US$ 8,22 bilhões com o consórcio Spanish para a segunda fase do projeto do trem de alta velocidade que liga Meca e Medina à cidade portuária de Jidá.
O contrato atual para o projeto de trem de alta velocidade de Haramain (HHR) envolve a construção da linha férrea, eletrificação, operações e manutenção. O consórcio Al-Shoula inclui a Renfe, Obrascon Huarte Lain, Talgo, Adif e mais oito empresas.
Segundo o acordo, o consórcio construirá a linha férrea e a fará a manutenção por 12 anos.
O acordo também envolve a entrega de 35 trens de alta velocidade com 13 carros cada, sinalizações de trânsito e linhas férreas, com a possibilidade de compra de mais 23 trens.
O projeto Haramain tem como objetivo o transporte de peregrinos entre Jidá e as duas cidades santas de Medina e Meca, abrangendo cerca de 450 km. A peregrinação anual do Hajj à Meca atrai cerca de 2,5 milhões de mulçumanos do mundo todo.
A nova ligação ferroviária terá trens circulando a 320 km por hora e está sendo projetada para atender 166.000 passageiros por dia, com o tempo de viagem de Meca à Medina estimado em duas horas e meia.
O projeto ferroviário será executado em duas fases. O Al Rajhi Alliance ganhou o contrato de US$ 1,8 bilhão para a primeira fase em março de 2009. O Alliance é um consórcio entre as empresas chinesa e saudita China Railway Engineering e Alstom Transport.
A primeira fase do projeto envolve obras civis que incluem a construção de pontes, viadutos, paredes de contenção, vias subterrâneas, poços, túneis e barragens.
Essa fase também envolve a construção de cinco novas estações de passageiros, que incluem Mecca Central em Meca, Jeddah Central e Jeddah Airport em Jidá, King Abdullah Economic City em Rabig e Knowledge Economic City em Madinah.
A Saudi Railway Organization planeja executar as operações-piloto na linha com duração de seis meses antes de abrir completamente a linha aos passageiros no fim de 2012.
Seja o primeiro a comentar