Pelo 22º ano, a Revista Ferroviária está dando início ao processo de escolha das empresas homenageadas pelo Prêmio Revista Ferroviária. Este ano, os fornecedores serão escolhidos por votação direta feita por um amplo público conhecedor de ferrovias. Os eleitores serão os assinantes da Revista Ferroviária, os inscritos no site www.revistaferroviaria.com.br e os visitantes da Feira Negócios nos Trilhos, um público perto de 30 mil votantes.
As empresas já apresentaram suas candidaturas e foram selecionadas pela redação da Revista Ferroviária. Elas formam agora listas de candidatos, em seis categorias: Melhor Construtora, Melhor Criador de TI, Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante, Melhor Fabricante de Materiais para Via Permanente, Melhor Fabricante de Veículos de Carga e Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros. Todas as empresas selecionadas podem se considerar desde já como vencedoras. Em muitos casos a redação foi obrigada a eliminar candidatos para reduzir o tamanho das listas dos inscritos para o máximo de três empresas, conforme dita o regulamento.
A partir da lista de candidatos aprovada pela redação da Revista Ferroviária, e apresentada a seguir, cada leitor da revista, do site ou visitante da feira terá direito a um voto. A partir de 16 deste mês de janeiro, todos receberão, por email, uma senha para realizar a votação. Esta será feita através de nosso site. Todo o processo será auditado pela Prada Assessoria, empresa da consultora Letícia Costa, ex-presidente da Booz Allen.
Os vencedores serão homenageados na cerimônia de entrega do Prêmio Revista Ferroviária 2012, em um jantar no dia 29 de março, no Buffef Rosa Rosarum, em São Paulo.
A escolha do Ferroviário do Ano será feira diretamente por voto do Conselho Editorial da Revista Ferroviária, formado por Agenor Marinho, Alexander Ellwanger, Antonio Ballan, Celso Santa Catarina, Fernando Ferrari, Gerson Toller, Guilherme Quintella, Henrique Aché, José Antonio Martins, José Geraldo Baião, Julio Fontana, Paulo Alvarenga e Ricardo Chuahy.
A escolha da Melhor Operadora de Carga e da Melhor Operadora de Passageiros será feita conforme indicadores de produtividade incremental referendados pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.
São as seguintes as categorias e os candidatos à votação:
Melhor Construtora
• Odebrecht Infraestrutura
Em 2011, a Odebrecht Infraestrutura atuou na Ferrovia Transnordestina e na Expansão da Estrada de Ferro São Luís-Carajás. A primeira tem investimentos de R$5,4 bilhões e 1.728km de extensão, ligando o Piauí a Pernambuco e Ceará. Até agora,são mais de 15 mil empregos e 34 milhões de m3 de terraplanagem. Já a segunda ampliará o volume de exportação da mina de Carajás de 100 para 150 MTPA até 2013. São serviços de terraplanagem, obras de arte e drenagem em 16 canteiros ao longo de 130km da ferrovia.
• TIISA – Triunfo Iesa infraestrutura S.A.
Em 2011 a TIISA continuou a consolidar o seu posicionamento no mercado executando importantes projetos de infra e superestrutura e de integração de sistemas, além de obras de arte especiais, como a ponte ferroviária São João – Salvador/BA (CTS/CBTU) e os sistemas de eletrificação (EMTU). Ampliou a participação nas obras das ferrovias Norte-Sul e FIOL (VALEC). Firmou parcerias estratégicas internacionais para participar de empreendimentos multidisciplinares que demandam altas tecnologias.
Melhor Criador de TI
• Daiken
O OBC (On-Board Computer) Lite foi criado para levar aos autos de linha todas as funcionalidades de segurança e produtividade disponíveis no OBC Daiken. O equipamento foi desenhado para atender às questões ergonômicas e aos diferentes ambientes de instalação dos autos de linha. Com o OBC Lite é possível fazer o rastreamento, controlar a velocidade, controlar a invasão de seções ocupadas, gerar um registro de eventos (caixa-preta), aumentado a segurança e a produtividade da operação da ferrovia.
• Sysfer Consultoria e Sistemas
Em 2011 a prioridade da SYSFER foi a utilização de novas tecnologias, notadamente aquelas relacionadas a geoprocessamente em plataforma WEB. Foi desenvolvido em várias concessionárias o SISPAT GEO, sistema de gestão de patrimônio, onde é possível o controle do estado de conservação de todos os ativos, tais como: Via, Edificações, PN´s, Faixa de Domínio e Obras de Artes, através de mapas integrados a um banco de dados cadastral. Este sistema foi implantado na MRS, TLSA, FTC e Supervia. Outro projeto importante foi a exportação do WEBRAIL (gestão operacional) para a FO da Bolívia. Para 2012 a empresa tem como meta buscar novos mercados na America do Sul e África para seus produtos.
Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante
• AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários
Truques Swing Motion (Truque 7”x12” para 32,5 ton/eixo) que permitem uma melhor dinâmica nas curvas e performance das rodas ao longo de sua vida útil, para o vagão GDU. Rodas ferroviárias com aço microligado, que melhoram o desempenho em desgaste das rodas por meio do aumento da dureza, da profundidade de endurecimento e do limite de escoamento. Sistema de monitoramento Ionx Edge, maximiza a visibilidade do ativo com a melhor cobertura para auxiliar no aumento da produtividade e segurança da frota.
• Isomec Comércio e Serviços
A vibração nos carros do Metrô sempre foi um problema. Recentemente, dois consórcios que reformam os trens do Metrô de São Paulo (IESA e Siemens) solicitaram um estudo para reduzir a vibração que era passada aos carros pelos compressores. Por cerca de 3 meses foi estudado em bancada e a empresa reduziu a vibração em mais de 60% utilizando exclusivamente componentes nacionais. Tecnologia e metodologia de balanceamento do compressor totalmente desenvolvida nas instalações da Isomec.
• MWL Brasil Rodas e Eixos Ferroviários
O transporte de carga no Brasil vem aumentando a carga por eixo e o heavy haul já é uma realidade em nossas ferrovias que transportam minério. As rodas ferroviárias convencionais não atendem as necessidades deste setor quanto ao desgaste e fadiga. A MWL Brasil em conjunto com a UNICAMP desenvolveu a roda microligada com objetivo de atender a área de heavy haul no Brasil e no exterior, abrindo novas portas para seus produtos. Atualmente este produto está em uso na MRS e em teste na Vale.
Melhor Fabricante de Sistemas
• Bombardier Transportation
A Bombardier está projetando, fornecendo e instalando o sistema de operação automática CITYFLO 650, destinado ao INNOVIA Monotriilho 300, para o Metrô de São Paulo. A nova linha funcionará como uma extensão da Linha 2 do Metrô de São Paulo e terá capacidade máxima de transportar 48.000 passageiros por hora em cada sentido, entre os bairros Vila Prudente e Cidade Tiradentes. Além disso, está instalando na Supervia, pela primeira vez na América do Sul, o Sistema Europeu de Gestão de Tráfego Ferroviário – ERTMS.
• Daiken
Com o intuito de aumentar a segurança dos trabalhadores que transitam na via permanente a Daiken criou o EAT (Equipamento de Aproximação de Trens). Este equipamento tem como funcionalidade a detecção de trens em rota de colisão com o usuário. Este seria alertado pelo seu equipamento de uso pessoal com alertas vibratórios, sonoros e visuais. Identificado o alerta, o maquinista do trem também será alertado sobre a presença de trabalhadores em sua rota, assim reduzindo as chances de acidente.
Melhor Fabricante de Materiais para Via Permanente
• Conprem Concreto Pré Moldado
A Comprem é a maior fabricante de dormentes de concreto de via e AMVs da América do Sul. Seus mais de 2,6mm de dormentes, produzidos por seis sistemas diferentes, estão presentes nas vias metroferroviárias do Brasil, do Chile, da Argentina e do Peru. Em 2011
Seja o primeiro a comentar