A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai abrir licitação para a construção de um novo pátio com oficinas e instalações, em Presidente Altino, na zona Norte de Osasco.
O projeto faz parte dos planos de modernização do sistema ferroviário, que devem transformar as linhas de trem em uma espécie de “metrô de superfície”.
Na semana passada, a empresa realizou uma sessão pública para recebimento de propostas para execução do projeto, mas ainda não há previsão para abertura da licitação. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente emitiu, em 2009, a licença ambiental prévia para construção do novo galpão, e o projeto deverá ser executado em até de 2 anos e 6 meses.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O empreendimento terá 30 mil metros quadrados de edificações, que incluirá um galpão, de 15.500 metros quadrados, onde poderá ser realizada a revisão de até seis trens, simultaneamente; uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE); um depósito de inflamáveis; uma central de armazenamento de resíduos; entre outros espaços.
O projeto também prevê melhorias para as áreas utilizadas pelos funcionários da CPTM. Será criado um espaço, de 1.650 metros quadrados, para atender cerca de 450 empregados, com vestiários, sanitários, refeitório e área de lazer. Também será projetada uma área de 2.100 metros quadrados, onde será implantado um estacionamento para os empregados.
Seja o primeiro a comentar