O Governo do Estado do Rio de Janeiro irá receber, nesta quarta-feira (11/01), o segundo lote dos 30 trens chineses comprados para operar na SuperVia. De acordo com a assessoria do Governo, os trens irão aportar às 17h no cais da empresa MultiRio, no porto do Rio, e serão desembarcados na manhã da quinta-feira.
O lote contempla três trens, com capacidade para 1.300 pessoas cada. Os trens, fabricados pela chinesa CNR, possuem ar condicionado, painéis de LED, circuito interno de TV, bagageiro e um sistema de comunicação interativa entre passageiros e o centro de controle da SuperVia.
Os novos trens fazem parte do investimento de R$ 2,4 bilhões – metade vindo do poder público, e metade da SuperVia – que será empregado em melhorias no sistema ferroviário, incluindo a compra de 90 trens e a reforma das 98 estações da rede. A compra desses trens faz parte do aporte que está sendo feito pelo governo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O primeiro trem chinês da SuperVia foi entregue ao Rio em setembro, e começou a ser testado no início de dezembro. O Governo também lançou um edital para a compra de mais 60 trens, e fará a entrega e abertura de propostas no dia 02 de fevereiro.
Seja o primeiro a comentar