Após os escândalos de corrupção no Ministério dos Transportes, que culminaram em demissões nos principais órgãos ligados à entidade, a nova diretoria da Valec – estatal responsável pela construção e exploração de ferrovias no Brasil – vai priorizar a qualidade técnica em seus projetos. Em entrevista à Revista Ferroviária, o atual presidente da empresa, José Eduardo Castello Branco, afirmou que a demora na execução de algumas obras estava diretamente ligada à falta de qualidade nos projetos e de uma diretoria especializada. “Agora, todos os diretores são técnicos, sem nenhuma vinculação política. Então, o primeiro desafio é fazer com que os projetos sejam terminados e entregues às construtoras”, declarou.
Como parte do processo de reestruturação da estatal, uma consultoria empresarial será contratada, tendo como foco modelar os macroprocessos da área operacional. De acordo com Castello Branco, o escopo da contratação é redesenhar os processos de projetos e obras da Valec e auxiliar a diretoria de Operação na implantação. “Não iremos fazer o mesmo trabalho que foi feito pela consultoria anterior. Iremos rever todos os processos, aprimorar, e dar eficiência gerencial à empresa”, afirmou. A licitação para contratação da consultoria deve ser lançada ainda no primeiro trimestre do ano.
Outro ponto assinalado pelo novo presidente, prestes a completar três meses de empresa, é a redução dos cargos comissionados – que hoje totalizam 225 vagas. “Vamos fazer um grande concurso público para que boa parte desse pessoal que está em cargo comissionado, assim como os funcionários terceirizados, seja substituída por profissionais concursados”. Segundo Castello Branco, a estimativa do concurso, que deve ser lançado no primeiro semestre deste ano, não é aumentar o quadro de funcionários, mas sim realizar uma substituição.
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Compra de trilhos
A primeira grande licitação da Valec em 2012 será a compra de aproximadamente 90 mil toneladas de trilhos, que irão viabilizar a extensão sul da Ferrovia Norte-Sul, ligando Ouro Verde (GO) a Estrela d´Oeste (SP), em um trecho de aproximadamente 680 km. Depois, com intervalos aproximados de seis meses, serão lançados mais dois editais para compra de trilhos para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A compra “fatiada” segue uma recomendação do TCU, de forma que seja comprado apenas o necessário para uso, sem formar estoque.
De acordo com o presidente, a licitação para compra dos trilhos da Norte-Sul será lançada em fevereiro, mas ainda não tem valor orçado. “Os preços que eram praticados aqui na Valec eu não quero considerar. Temos que refletir a ótica do mercado”, afirmou.
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