A Copersucar S.A. inicia, no dia de 12 março, as operações de transporte de açúcar do Novo Terminal Multimodal de Ribeirão Preto (SP), no qual foram investidos R$ 30 milhões. Segundo a companhia, o terminal passará a escoar 1,5 milhão de toneladas de açúcar por ano, dez vezes mais que a atual capacidade, com operações feitas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O terminal faz parte do pacote de R$ 2 bilhões em logística para etanol e açúcar que a Copersucar investirá até 2015, R$ 300 milhões dos quais na atual safra 2011/2012.
No terminal do interior paulista foram construídos um sistema de carregamento de 500 toneladas de açúcar por hora (o atual permite 120 toneladas) e um desvio ferroviário de 2,8 quilômetros de extensão em uma área de 140 mil metros quadrados. A operação reduzirá de duas horas para 10 minutos o tempo de carregamento de um vagão. Copersucar e FCA reformaram 500 vagões para agilizar as operações de carregamento e desembarque.
O uso da ferrovia para o transporte de açúcar até o Porto de Santos reduzirá o número de viagens de caminhões em 42 mil ao ano no trecho entre as cidades do interior e do litoral paulista.
Copersucar ampliou ainda de 20 mil para 70 mil toneladas a capacidade estática de armazenagem de açúcar em Ribeirão Preto. Na safra atual, 50% da produção de açúcar da Copersucar já foi transportada por ferrovias, ante 38% na anterior. Com os investimentos em logística, a meta é de atingir 70%.
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