O Governo de São Paulo irá lançar, no início de maio, dois editais para a compra de 70 novos trens. Autorizada pelo governador Geraldo Alckmin, a compra irá adicionar 55 veículos à frota da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 15 ao Metrô.
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a concorrência será nacional e do tipo menor preço. Além disso, a empresa vencedora terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para entregar o primeiro veículo da encomenda. “Já estamos sondando o mercado. Será uma concorrência dura”, frisou o secretário.
Os 15 novos trens do Metrô irão integrar a frota atual, que conta com 150 unidades, e serão distribuídos entre as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Já os 55 trens da CPTM serão um adicional aos 105 veículos adquiridos das empresas Alstom e CAF, e que terminarão de ser entregues no final desse ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Além da compra que virá com os novos editais, o governo já adquiriu outros 119 trens – 54 para a extensão da Linha 2-Verde; 24 para a Linha 17-Ouro; 26 para a Linha 5-Lilás e 15 para a Linha 4-Amarela.
Seja o primeiro a comentar