O prefeito Vitor Lippi e o deputado estadual Carlos César estiveram hoje na sede da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) com representantes da América Latina Logística (ALL) e do Dnit.
De acordo com a assessoria do deputado, será solicitada ao Ministério dos Transportes a construção de um contorno ferroviário para Sorocaba.
Para o parlamentar, a malha ferroviária que no passado trouxe desenvolvimento para a cidade, hoje atravanca o crescimento, pois os ferrodutos e as passagens em nível que cortam a área central da cidade, impedem, por exemplo, a construção da marginal direita da Av. Dom Aguirre, o que melhoraria significativamente o trânsito e daria mais segurança a pedestres e motoristas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo o deputado, o contorno seria uma solução para essa demanda, além de facilitar o escoamento de produtos das empresas, pois com a chegada da Toyota e a criação do novo Parque Tecnológico, a ideia é descentralizar e passar o anel ferroviário pela Zona Industrial do município.
Carlos Cezar lembrou que o Programa de Segurança Ferroviária (Prosefer) do Governo Federal analisou todas as linhas férreas do país, inclusive a de Sorocaba e acredita ser um projeto viável para a cidade.
Segundo o superintendente do Dnit, o contorno ferroviário já é uma realidade em dez municípios do Estado. Araraquara, por exemplo, está com a obra em fase final.
Já Sorocaba, pela sua importância, tamanho e riqueza que produz para o país, reúne todas as condições para a captação de um projeto desta envergadura que beneficiará a população de Sorocaba e região.
O prefeito Vitor LippiLippi deverá expor um relatório ao Dnit para mostrar a necessidade dessa importante obra.
O representante da ALL se dispôs a empenhar os esforços para o início imediato dos estudos de viabilidade técnico e econômico (EVTE) e colaborar efetivamente para a conclusão do projeto.
Nas próximas semanas, o deputado agendará uma visita em Sorocaba com representantes da ALL e Dnit, além de representantes políticos para conhecer de perto os problemas da malha ferroviária de Sorocaba e região.
Seja o primeiro a comentar