Nesta segunda-feira, 18, durante o seminário “Ferrovias e Desenvolvimento Regional”, em Chapecó (SC), o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou que as primeiras ações para implantação do sistema ferroviário em Santa Catarina iniciam neste ano.
“A ausência de ferrovia está retirando a competitividade regional e fazendo empresas catarinenses migrarem para o centro do País”, diz Maurício Zolet, presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Chapecó), entidade que promoveu o evento.
O edital de contratação dos estudos e projeto do trecho que liga Chapecó ao Porto de Itajaí, com aproximadamente 400 quilômetros de extensão, é o primeiro passo para que a Ferrovia da Integração comece a ser realidade em Santa Catarina. A licitação deve ser concluída até agosto de 2012.
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Segundo o ministro, o estudo avaliará a articulação com o Corredor Ferroviário do Paraná, além de indicar a melhor alternativa do traçado da linha férrea no Estado e os modos e modelos operacionais do transporte. Além deste trecho, outros dois projetos ferroviários estão previstos no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento): a Litorânea e a Norte/Sul. O Governo Federal pretende expandir a malha ferroviária brasileira de 29 mil quilômetros para 40 mil até 2020.
“Estão previstos investimentos de R$ 200 bilhões em ferrovias até 2025 para construção, recuperação, estudos e projetos. Desses, R$ 33 bilhões serão direcionados ao sul do Brasil”, afirma Passos.
O ministro destacou também o aumento de investimentos do Governo Federal no setor de transporte nos últimos anos. Em 2007, o aporte foi de R$ 7,2 bilhões. Já em 2011, os recursos foram de R$ 43 bilhões.
“O Governo tem a clareza de que não se pode pensar em competitividade sem investir em qualidade da infraestrutura básica”, disse Passos.
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