A construtora suíça de material ferroviário Stadler apresentou nesta quarta-feira a locomotiva de cremalheira mais poderosa do mundo, construída para a MRS.
Em um comunicado, a Stadler indicou que sete destas locomotivas serão entregues à MRS, o que representa um contrato de 60 milhões de francos suíços (cerca de 60 milhões de dólares).
Em algumas semanas, as duas primeiras locomotivas serão enviadas à Basileia e transportadas posteriormente ao Brasil, a partir do porto belga de Antuérpia.
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As máquinas serão destinadas à linha entre São Paulo e Santos, equipada 10 quilômetros de cremalheira.
As locomotivas elétricas de cerca de 18,7 metros de comprimento pesam quase 120 toneladas e desenvolvem uma potência de cerca de 5.000 quilowatts (kW).
Acopladas de duas em duas, podem tracionar um trem de 750 toneladas no declive de 10,4% que a linha possui e recuperam a energia de frenagem.
No Brasil, as locomotivas deverão tracionar trens carregados de minério.
Segundo a Stadler, sua capacidade supera em 50% a 14 unidades Hitachi atualmente em operação. A linha de cremalheira da MRS é a de maior capacidade do mundo.
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