A Trensurb será uma das beneficiadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, anunciado nesta quarta-feira (27) pelo governo federal. A estatal deve receber 10 novos trens, com 6 vagões cada, num investimento total de R$ 260 milhões. A medida é um importante passo para resolver o problema de superlotação nos horário de pico na linha que liga Porto Alegre à região do Vale do Sinos.
Segundo a Trensurb, em breve será iniciado o processo de licitação para a compra. A escolha da empresa vencedora deve ser feita até o final de 2012. A partir de então, os vagões começam a ser fabricados. Os novos trens devem estar disponíveis para o uso em cerca de 2 anos.
O presidente da Trensurb, Humberto Kasper, esteve presente no anúncio do PAC Equipamentos na manhã desta quarta, feito pelo ministro da Fazendo, Guido Mantega, e pela presidente Dilma Rousseff. O plano prevê que o governo fará compras no valor de R$ 8,4 bilhões, dando preferência para empresas nacionais. O novo pacote é uma tentativa do governo federal de estimular a economia do país.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar