A DB Internacional, empresa de engenharia e consultoria do Grupo Deutsche Bahn, abriu uma empresa na América do Sul: a DB Internacional Brasil. Os especialistas da DB Internacional já possui contrato no Brasil. O próximo passo será sempre reforçar o compromisso da empresa neste país estratégico.
A DB Internacional analisou a eficiência do porto de Santos no estado de São Paulo em 2011, identificou melhorias e criou um conceito para o Centro de Logística multimodal Ecopátio Cubatão, localizado a 18 km de Santos. E também desenvolveu planos estratégicos para a SuperVia (trânsito urbano) e MetrôRio (metrô), companhias de transporte locais, no Rio de Janeiro.
Este ano DB Internacional assinou um contrato de outro projeto de infraestrutura no Rio de Janeiro. O projeto faz parte dos preparativos para os grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Três estações multimodais de transporte de passageiros – Maracanã, São Cristóvão e Mangueira – serão totalmente modernizados antes desses eventos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A DB Internacional foi escolhida para um contrato estratégico no estado de Minas Gerais logo após a presidente do Brasil, Dilma Rousseff anunciar o programa de infraestrutura que investirá 54 bilhões de euros na construção de uma rede de mais de 10 mil quilômetros de ferrovias e 7.000 quilômetros de estradas.
A subsidiária integral da DB AG foi selecionada entre 37 concorrentes nacionais e internacionais para criar de uma ferrovia e um plano estratégico de logística para a região norte e nordeste de Minas Gerais. “Nossa experiência é também na demanda no Brasil, onde estamos agora estabelecendo uma presença permanente”, disse Niko Warbanoff, presidente do Conselho de Diretores da DB Internacional. “Vamos continuar a com os nossos excelentes contatos e expandir nossa posição estratégica no mercado brasileiro através de nossa nova empresa local”.
O Brasil oferece aos especialistas da DB Internacional um ambiente bem favorável ao contexto de projetos de transporte ferroviário de passageiros e de projetos de logística.
A companhia de Berlim tem escritórios em vários locais na Alemanha, no resto da Europa, Ásia, Oriente Médio e agora tem um escritório permanente na América do Sul.
A DB está ativa no mercado brasileiro com a prestadora de serviços logísticos Schenker do Brasil desde 1973. A empresa opera através de 10 escritórios próprios (São Paulo, Guarulhos, Campinas, Viracopos, Santos, Curitiba, Paranaguá, Itajaí, Porto Alegre e Rio de Janeiro) e oito agentes (Manaus, Brasília, Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, Vitória e Belo Horizonte). A empresa possui atualmente 590 funcionários
Seja o primeiro a comentar