Obras do VLT de Fortaleza atingem 15%

O Ramal Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma das alternativas para o transporte na Copa de 2014, atingiu 15,44% de conclusão das obras, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Ceará.


Com mais de uma frente de serviços, o principal avanço registrado no último mês, foi no bairro Parangaba. Lá começaram a ser construídas 52 vigas de 93 toneladas para os elevados por onde passarão os VLTs. Cada viga tem volume de 40,47 m³ e área de 235,31 m².


O maior entrave são trechos no projeto em que são necessárias desapropriações de moradores, o que já motivou até desacordo entre Prefeitura e Governo.  O equipamento fará a conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe.


Desse total,  11,3 km serão em superfície e 1,4 km em elevado, passando por 22 bairros da Capital. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro de  2013  e deve atender cerca de 100 mil passageiros por dia, quando estiver operando plenamente.


O VLT será movido a diesel e terá como principal item de conforto a climatização. Serão construídas dez estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, uma vez que permitirão a integração com os terminais de ônibus.


As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.


Vigas dos elevados começam a ser construídas


As obras do primeiro elevado ferroviário, de 900 metros de extensão, estão sendo executadas entre a rua Germano Frank e o terminal de ônibus da Parangaba.  No bairro de Fátima está sendo construído o segundo elevado sobre a av. Aguanambi, próximo ao Comando Geral da Polícia Militar.


A execução da via de carga, numa extensão de 500 metros, está sendo feita no limite da lateral direita da faixa de domínio (sentido Parangaba-Mucuripe), entre a rua Luciano Magalhães e o início do residencial Maravilha. As duas frentes estão na fase de construção das estacas, blocos e recebimento das vigas.


Já na Via Expressa, os trabalhos se voltam para a construção dos viadutos sobre a av. Dom Luís, por onde trafegará  as linhas do VLT e de carga. Outro trecho em obras é a construção do muro de arrimo entre a avenida Santos Dumont e a Av. Dom Luís.


A quarta frente de trabalho está situada na confluência das avenidas Virgílio Távora  e Pontes Vieira onde será construído um viaduto para o VLT , relocado o viaduto atual da linha de carga. Os demais trechos somente serão iniciados quando definida a realocação das famílias atingidas.

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