A chegada do primeiro trem de um pacote de 15 veículos comprados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) dará o pontapé inicial nas mudanças no transporte coletivo da cidade. Os outros 14 trens serão entregues até o fim de 2013.
O investimento da aquisição dos 15 novos trens foi de R$ 196 milhões, ou seja, cada veículo custou R$ 13,06 milhões. “O que chega em novembro vai integrar a Linha Sul do metrô. Essa foi uma decisão estratégica, já que dois terminais estão aguardando para serem inaugurados, mas nada impede que o trem também seja usado na Linha Centro”, explicou o assessor da superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (STU/REC), Leonardo Beltrão.
O modelo da empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) é considerado de alta performance e usado em cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro. Os veículos do Recife, porém, serão os primeiros com rampas acessíveis e assentos exclusivos para pessoas com deficiência. Cada trem vai comportar 1,3 mil passageiros.
Com a compra dessas novas composições, a expectativa da CBTU-Recife é transportar, inicialmente, 400 mil pessoas por dia, 170 mil a mais do que atualmente. Outra mudança significativa será a redução do tempo de espera dos atuais 16 minutos para 4 minutos, no horário de pico. Para José Marques de Lima, superintendente da CBTU-Recife, “a partir do recebimento dos novos trens, a Linha Sul multiplicará sua capacidade, mantendo sua qualidade e conforto.”
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Seja o primeiro a comentar