O prefeito eleito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), vai propor à Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav) uma parceria para trazer cursos de formação de profissionais para atuar no Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará a cidade a São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (13), Donizette e o futuro secretário de Transportes, Sergio Benassi (PC do B) se reúnem, em Brasília (DF), com o presidente da estatal, Bernardo Figueiredo.
O último cronograma, divulgado pelo governo federal, prevê a implantação do trem-bala para o ano de 2020. O projeto, que era esperado para as Olimpíadas, vai ligar os dois estados, com estações em ambas as capitais, passando por Guarulhos (SP), Aparecida (SP) e Campinas (SP). A previsão é de que, até lá, entre em funcionamento um escritório da Etav na cidade.
“Vou ver se junto com eles, a gente consegue trazer pro Ceprocamp [Centro de Educação Profissional de Campinas] cursos técnicos na área de transporte, na área de logística”, disse o futuro prefeito por telefone. A ideia, segundo Donizette é formar mão de obra para atender às demandas quando o TAV começar a operar.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Reunião
O intuito principal da reunião com os integrantes da Etav é discutir a participação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no escritório da estatal em Campinas. A proposta, segundo Donizette, é colocar uma equipe da Secretaria de Transportes para acompanhar o trabalho da empresa e estabelecer uma comunicação direta com o município.
“A ideia é que a Emdec esteja participando muito perto de tudo que vai acontecer sobre o Trem de Alta Velocidade.”, defendeu o prefeito eleito. Além dele, Benassi e Figueiredo, participarão da reunião em Brasíla o atual secretário municipal de Transportes, Wilson Folgozi de Brito, e o servidor federal que ficará responsável pelo escritório da Etav em Campinas. A reunião está marcada para as 13h.
Seja o primeiro a comentar