Uma pane na rede elétrica deixou o metrô do Rio inoperante por duas horas na manhã desta segunda-feira, causando paralisação em oito estações da zona sul da cidade, entre os bairros de Ipanema e do Catete. O incidente ocorreu por volta das 8h, devido a um problema eletromecânico em uma composição, que levou à desenergização dos trilhos. Três dos trens que operavam no momento da pane ficaram parados entre as estações, e os passageiros tiveram que caminhar pelos trilhos até o ponto de desembarque mais próximo.
Alguns passageiros chegaram a ficar 50 minutos presos dentro dos vagões. De acordo com a concessionária Metrô Rio, responsável pela administração do sistema, os passageiros foram retirados com a ajuda de agentes do metrô, após terem sido realizados todos os procedimentos para garantia de segurança.
A paralisação causou reflexos no trânsito próximo à Estação Glória, que funcionou como estação terminal – os passageiros que seguiriam viagem tiveram as suas passagens devolvidas, através de bilhete unitário, e se aglomeravam nas calçadas para tentar embarcar nos ônibus da região. Guardas municipais tiveram que ajudar a organizar o embarque nesses coletivos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A circulação de trens foi normalizada por volta das 10h05. Em nota, o MetrôRio informou que o incidente foi um problema isolado, e que os usuários foram informados da situação de forma contínua, nas estações e nas redes sociais. O sistema metroviário do Rio registra uma média de 215 mil viagens diárias.
RF – Leia na íntegra a nota enviada pelo MetrôRio à imprensa:
“O MetrôRio informa que a circulação de trens foi normalizada às 10h05m. Um problema eletromecânico em uma composição levou à desenergização dos trilhos e o fechamento das estações entre Catete e Ipanema, das 8h às 10h05m. Passageiros de três trens, retidos entre estações, foram retirados pelos trilhos, com a ajuda de agentes de segurança, após terem sido realizados todos os procedimentos para garantia de segurança. Durante o período de paralisação, a Estação Glória funcionou como estação terminal. Os passageiros que seguiriam viagem tiveram as suas passagens devolvidas, através de bilhete unitário. Os usuários foram mantidos informados, de forma contínua, através do sistema de som dos trens, das estações e informes às redes sociais e meios de comunicação.
O MetrôRio lamenta o incidente mas destaca que se tratou de um problema isolado, tratado com toda a segurança que a situação requer. O sistema metroviário apresenta alto índice de confiabilidade, com 215 mil viagens e transporte de 187 milhões de passageiros por ano.”
Be the first to comment