SP: Justiça cobra melhorias nas vias férreas do interior

A 1ª Vara da Justiça Federal de Piracicaba (SP) determinou que seis prefeituras de cidades da região cortadas por linhas férreas se manifestem, no prazo de 72 horas, sobre a situação dos trilhos de trem em seus territórios.


A intimação, que exige posicionamento também do governo federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi feita na quarta-feira (9), mesmo dia em que dois acidentes com trens, ocorridos em menos de 24 horas, travaram a ferrovia que passa por Americana (SP).


A determinação inclui os municípios de Americana, Cordeirópolis, Limeira, Nova Odessa, Itirapina, Rio Claro e Santa Gertrudes. A ordem é parte de ação civil movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a América Latina Logística (ALL), concessionária responsável pelas linhas.


O MPF pede liminarmente que a ALL realize, em 90 dias, vistoria e reparos em todos os trechos das ferrovias da região, com objetivo de garantir segurança na operação do trens e vagões.
O caso desta quarta-feira não foi uma exceção. Diversos acidentes foram registrados nas ferrovias locais nos últimos anos. O mais grave foi em fevereiro de 2010, também em Americana, onde um trem atingiu e arrastou um ônibus por aproximadamente 150 metros. Ao todo, 10 pessoas morreram.


Resposta da concessionária


A ALL informou que a malha férrea que passa por Americana está adequada aos padrões de segurança estabelecidos, considerando-se o perfil da carga e a velocidade praticada no trecho. Sobre a manutenção da malha férrea na região, a ALL relatou que mantém turmas fixas de manutenção e inspeção em Campinas, Sumaré e Limeira, além de turmas itinerantes ao longo da malha, responsáveis pela troca de trilhos e dormentes.


A empresa está aplicando trilhos novos em toda a Região Metropolitana de Campinas. São trilhos mais robustos, seguros e de maior capacidade de carga. Em 2012, somente em manutenção e troca de trilhos, a empresa investiu mais de R$ 26 milhões na região. Em 2011, foram R$ 17 milhões, informou a ALL, em nota.


Sem notificação


Em relação à determinação da 1ª Vara da Justiça Federal de Piracicaba, a concessionária informou que ainda não foi citada. As Prefeituras de Nova Odessa e Rio Claro também responderam que ainda não foram notificadas, mas que responderão dentro do prazo estabelecido.


Em nota, a Prefeitura de Americana respondeu apenas que quem responde pela linha férrea é a ALL. A Prefeitura de Limeira relatou que a Secretaria de Assuntos Jurídicos está verificando o processo. Já a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Itirapina informou que ainda não recebeu nenhuma ordem judicial.


 


RF – Leia na íntegra a nota enviada pela ALL à imprensa:


“A ALL – América Latina Logística informa que ainda não foi citada do processo referido. Independente disso, a concessionária esclarece que a malha férrea que passa por Americana está adequada aos padrões de segurança estabelecidos, considerando-se sempre o perfil da carga e a velocidade praticada no trecho. Sobre a manutenção da malha férrea na região, a ALL informa que mantém turmas fixas de manutenção e inspeção de via, localizadas em Campinas, Sumaré e Limeira, além de diversas turmas itinerantes ao longo da malha, responsáveis pela troca de trilhos e dormentes de toda a região, incluindo Americana.A empresa está aplicando trilhos novos em toda a RMC. São trilhos mais robustos, seguros e de maior capacidade de carga (do perfil 50 para 60). Em 2012, somente em manutenção e troca de trilhos, a empresa investiu mais de R$26 milhões na região. Em 2011, foram R$17 milhões.”

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: G1 Piracicaba e Região

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0