Um novo acesso viário à Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, deverá ser construído e entregue em até três meses. A obra, anunciada no fim da tarde ontem, será custeada pelo Governo de São Paulo e executada pela Prefeitura de Guarujá. A medida será implantada para desafogar o trânsito na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que desde o último final de semana possui duas faixas exclusivas para caminhões.
A via, que terá 600 metros de comprimento, será aberta em um terreno ao lado do antigo terminal retroportuário do Grupo Fassina, às margens da Domênico Rangoni, e ligará a rodovia até a Avenida Santos Dumont, onde estão os terminais marítimos.
O convênio entre o município e o Estado, para a realização da obra, foi articulado na última sexta-feira, durante reunião da prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), na Capital. O valor do investimento ainda não foi calculado, pois depende do projeto que será apresentado hoje, em uma reunião extraordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos. Em até 15 dias, o documento será formatado e apresentado de forma definitiva.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Essas são medidas de curtíssimo prazo. Estamos com problemas que têm várias origens”, disse a prefeita Maria Antonia. Segundo ela, o novo acesso não se tornará uma segunda Rua Idalino Pinês (popularmente conhecida como Rua do Adubo), a via hoje utilizada pelos caminhões que chegam pela Domênico Rangoni e querem ir à Avenida Santos Dumont. “É uma ação estratégica de infraestrutura da cidade para que possamos comportar e receber essa demanda”, garantiu.
A prefeita também destacou os reflexos da Operação Segregação, iniciada na rodovia no último domingo e que manteve uma faixa livre para os carros de passeio. A iniciativa visa eliminar os congestionamento com a utilização do acostamento e da faixa da direita para caminhões de graneis e contêineres, respectivamente. “Temos condições de dar fluidez a ponto de não sobrecarregar o Ferry Boat (o serviço de balsas entre Santos e Guarujá)”, complementou Antonieta.
Na reunião de ontem, que aconteceu a portas fechadas, no Paço Municipal, estiveram representantes de todos os terminais da Margem Esquerda, da concessionária da Domênico Rangoni, a Ecovias, da Polícia Rodoviária, da Prefeitura de Santos, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e do Governo de São Paulo.
Leia também:
Codesp vê agendamento como solução em Santos
Lama da BR-163 é alternativa ao caos de Santos
Seja o primeiro a comentar