A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) formalizou nesta quinta-feira (04/04) a transferência para a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) das áreas da Companhia de Transportes Integrados Lloydbratti e da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). As áreas são perto da Libra Terminais, na Ponta da Praia, e na Alemoa, na entrada de Santos, com 20 mil metros quadrados e 226,7 mil metros quadrados, respectivamente. Elas darão lugar a dois estacionamentos com capacidade para acomodar cerca de 700 caminhões que transportam cargas com destino ao Porto de Santos.
A medida visa minimizar os congestionamentos observados nos últimos meses no acesso à região portuária. No final do mês passado, as filas de caminhões para desembarque chegaram a 27 quilômetros, devido ao número recorde de aumento da safra de grãos.
Durante a solenidade, o presidente da Codesp, Renato Barco, informou que as áreas da LloydBratti já estão prontas para uso, enquanto no terreno da RFFSA será necessário realizar um estudo de viabilidade para verificar a infraestrutura necessária para que entre em funcionamento. As áreas não estão em uso.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Outro fator que Barco cita é a entrada em funcionamento do viaduto da Margem Esquerda (Guarujá) na Avenida Perimetral. “Essa obra já esta quase pronta, ele está sendo finalizada, recebendo capa asfáltica. O viaduto vai ser uma alternativa para não haver mais paralisação no embate ferrovia/rodovia estamos a dias da inauguração. A expectativa é que no final do mês de abril seja inaugurado”, conclui o presidente.
Além do presidente da Codesp, participaram da cerimônia a superintendente do Serviço de Patrimônio da União, Ana Lúcia dos Anjos; o coordenador do Escritório Regional da Baixada Santista do SPU, Sérgio Martins e o ministro da Secretaria dos Portos, Lêonidas Cristino.
Be the first to comment