A ANTT recebeu mais de 1.400 contribuições durante o processo de tomada de subsídios da para a ferrovia ligando Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA). Segundo o diretor de operações da Valec, Bento Lima, o governo está avaliando as sugestões e deve aproveitar parte desse material no edital da concessão do trecho que faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Ele cita como exemplos pedidos de alteração no traçado da linha para atender possíveis clientes, como o projeto de alumínio da Votorantim em Rondon do Pará (PA), e também em itens do edital para ampliar a participação de interessados.
O diretor da Valec fez uma palestra sobre a Ferrovia Norte-Sul nesta quinta-feira (18/04), na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele explicou que a Norte-Sul tem a finalidade de criar alternativa a Estrada de Ferro Carajás, superlotada com o escoamento do minério de ferro. Com o trecho do PIL entre Açailândia e Vila do Conde, as cargas do Centro-Oeste e Norte brasileiro terão a opção de usar os portos do Pará. E, futuramente, ter rotas alternativas para outros portos como Santos, Paranaguá e Rio Grande, através do eixo Sul da ferrovia que chegará ao Rio Grande do Sul.
Durante a palestra, Bento explicou que a Valec era um braço construtor do governo e que a empresa é responsável pela construção da Norte-Sul até Estrela d´Oeste (SP), que será concedida a operação privada após a conclusão. Ele também explicou que com o novo modelo de concessões do Governo Federal, a União irá conceder a construção, manutenção e controle de tráfego do trecho para a iniciativa privada. Esse concessionário venderá para o governo a totalidade da capacidade de transporte e caberá a Valec fazer a oferta dessa demanda aos interessados. Bento destaca que, com isso, o risco de demanda será eliminado e o concessionário irá recebendo ano a ano por essa capacidade, durante os 35 anos da concessão. “É a primeira vez que temos um programa de logística no Brasil que a ferrovia terá mais investimentos que a rodovia”, destacou.
Nesta semana, a agência abriu o processo de tomada de subsídio para colher contribuições e informações para os estudos de implantação da ferrovia entre Estrela D’Oeste (SP) e Dourados (MS), que também faz parte do PIL. Na tomada de subsídios, o governo recebe as contribuições dos interessados no edital e não precisa respondê-las, mas pode inserir as informações no edital definitivo.
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