Licitação de ferrovia Maracaju-Cascavel sai em maio

O governo federal deverá licitar no mês de maio a ligação ferroviária entre Maracaju (MS) e Cascavel (PR). A informação é de Bernardo Figueiredo de Oliveira, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), ligada ao Ministério dos Transportes. As obras a serem feitas integram o Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012.


De acordo com o Programa, estão previstos ainda outros trechos que permitirão a ligação entre Mato Grosso do Sul e o Porto de Paranaguá, no Paraná, maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil. Um dos trechos que vão permitir essa ligação já existe (Cascavel-Guarapuava) e é operado pela Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste). Os demais trechos estão em estudo. Um deles prevê um ramal entre Guarapuava e Paranaguá, passando pela Estação Engenheiro Bley, em Lapa. Um outro prevê que a ligação entre a Estação Engenheiro Bley e o Porto de Paranaguá passará antes pelos municípios catarinenses de Mafra e São Francisco do Sul (onde existe outro porto).


O deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que tem sido um dos atores mais atuantes no trabalho de viabilização dos recursos para a ferrovia, comemorou a notícia e enfatizou que a consolidação do modal ferroviário é importante para a competitividade dos produtos de Mato Grosso do Sul. “A chegada da ferrovia terá grande impacto em todas as cidades beneficiadas com o traçado. É um empreendimento de grande importância estratégica pois vai permitir transportar alimentos e outros produtos de forma mais barata”, assinalou o petista.


Audiência em Dourados


No dia 17 de abril (quarta-feira), a partir das 19 horas, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Dourados para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento regional e à infraestrutura da região, como a situação da BR-163 no Programa de Concessão de Rodovias Federais e a Ferroeste, cujos trilhos passarão pelo município. A audiência é uma proposição do vereador Dirceu Longhi (PT) e conta com a parceria dos mandatos do senador Delcídio do Amaral, do deputado federal Vander Loubet e do deputado estadual Laerte Tetila, todos do PT.


Outros estados, Mercosul e Ásia


São duas as ferrovias com projetos para Mato Grosso do Sul. Além da Ferroeste, com os trilhos ligando Maracaju/Dourados/Mundo Novo (MS) a Guaíra/Cascavel (PR), existe a Ferrovia Norte-Sul, que estuda a implantação de um trecho ligando Panorama (SP) a Maracaju/Porto Murtinho (MS). Ambas as obras foram incluídas na planilha de prioridades da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a pedido do deputado Vander após requerimento feito à ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. Na ocasião, o parlamentar destacou a importância desses empreendimentos para a economia sul-mato-grossense, especialmente o agronegócio.


“A Ferroeste e a Norte-Sul são muito importantes para nosso estado porque contemplam três importantes regiões geoeconômicas – Grande Dourados, Bolsão e Pantanal – e vão permitir a ligação dessas regiões com os portos de Santos e Paranaguá, facilitando o intercâmbio comercial com outros estados, com os países do Mercosul e até mesmo com o continente asiático por meio dos portos de Resistência na Argentina e Antofagasta no Chile”, concluiu.


 

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Fonte: Jornal A Crítica (MT)

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