A MRS Logística e a Contrail realizaram no último sábado (27/04) o primeiro teste de carregamento e descarga do vagão penta articulado double stack. O teste foi feito com vagões vazios entre o terminal da Santos Brasil, na margem esquerda (Guarujá) do porto de Santos, e o Teval, na margem direita (Santos).
As empresas analisaram o desempenho do vagão com dois contêineres e as questões dos gabaritos do trecho. Para a utilizar os vagões double stack, a MRS fez adaptações na ponte do Casqueiro, em Cubatão, e no túnel de acesso a Conceiçãozinha, no Guarujá. E ainda fará o levantamento da rede área da cremalheira para que a tecnologia seja usada no transporte de contêineres empilhados entre o Planalto Paulista e a Baixada Santista.
A MRS já realizou diversos testes com esse vagão, mas somente com um contêiner – testes de frenagem, rodas, desempenho em curvas, entre outros. As avaliações estão sendo feitas no protótipo que a AmstedMaxion desenvolveu para a MRS. Outro protótipo está sendo desenvolvido pela Randon. Após a avaliação dos dois fabricantes, a MRS definirá de quem fará a encomenda dos vagões.
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Os testes com contêineres empilhados devem durar 30 dias. Com isso, a concessionária avaliará se é necessário ou não fazer alguma adaptação no vagão. Segundo o diretor comercial da MRS, Sergio Garcia, os testes correram bem e, em principio, não devem ter alterações.
O projeto da Contrail prevê a movimentação de 1,5 milhão de TEUs/ano. As operações serão feitas em parceria com a MRS Logística através da cremalheira. O projeto contempla o Terminal Intermodal do Porto de Santos (TIPS), em construção pela Contrail, cinco pátios no Planalto Paulista e na Baixada Santista. As novas locomotivas de cremalheira que a MRS adquiriu da Stadler também serão usadas no projeto.
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