TAV tem apoio popular

O cenário pelo qual os trilhos do Trem de Alta Velocidade (TAV) vão seguir é favorável do ponto de vista da opinião pública. Isso porque, ainda que receba diversas críticas quanto ao custo e à grandiosidade do empreendimento, a população brasileira conhece a proposta e a aprova. É o que mostra a pesquisa feita pelo Ibope Inteligência/Santafé Ideias a que o Correio teve acesso com exclusividade. No levantamento, o grau de aprovação fica em 79%, mesmo em regiões que não serão beneficiadas pela linha, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A rejeição ao trem-bala é baixa, menos de 20%.


A pesquisa ouviu 2002 pessoas com mais de 16 anos, em 142 municípios das cinco regiões do país, de 14 a 18 de março deste ano. Cerca de 63% dos entrevistados já tinham ouvido falar do trem-bala. Os que tomaram conhecimento dele no momento da entrevista correspondem a 35%. Apenas 2,6% não responderam. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Os números indicam que o TAV tem sido comentado e discutido pela população em todo o território nacional. A prova disso é que, quando avaliada a proporção de conhecedores da obra de acordo com as regiões socioeconômicas, os números são significativos. Cerca de 25% dos entrevistados no Nordeste estão informados sobre o tema. No Norte, no Centro-Oeste e no Sul, são 15%. No Sudeste, por sua vez, a relação foi de 44%.


Quanto ao grau de informação, ele cresce segundo a escolaridade, a classe social e a renda mensal. No entanto, os dados mostram que o tema tem penetração também nas classes D/E. Deste segmento social, 43% dos ouvidos, em todas as regiões do Brasil, já ouviram falar do trem-bala. O mesmo vale para os que ganham até um salário mínimo (53%) e cursaram até à 4ª série do ensino fundamental (48%).


Em uma segunda etapa das entrevistas, os participantes deveriam se posicionar de forma positiva ou negativa a respeito de quatro assertivas. A primeira averiguava se “o trem-bala é necessário para modernizar o transporte ferroviário de passageiros no Brasil”. Ela recebeu percentual de concordância de 79%. Já o índice de discordância foi de 14%. Os que não opinaram compõem 7%.


Outro item avalia a importância de se expandir o transporte ferroviário a outras regiões, por meio da questão “o trem-bala é tão necessário que devia ser construído também em outras regiões”. Cerca de 74% dos participantes concordaram, e 18% não. Os que não opinaram correspondem a 7%.


Modernização


Os dados captados pelo levantamento mostram que a população quer e concorda com a modernização do sistema ferroviário no país, afirmou a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A gerente executiva da entidade, Roberta Marchesi, diz que esse meio de locomoção colabora para o aumento da qualidade de vida do usuário. “Trata-se de um trem que alcança velocidade de 250km/h. Dessa forma, o passageiro economiza tempo e aproveita para descansar ou se divertir”, avaliou.


A crítica comum dos especialistas à implantação do veículo sobre trilhões é o custo: R$ 30 bilhões, o que acaba aparecendo também na pesquisa. Entre os ouvidos, 53% acreditam que esse dinheiro deveria ser usado em coisas mais importantes, contra 37% que não concordam com essa ideia.


Menina dos olhos


Após atrasos no lançamento das obras, leilões esvaziados e problemas com o projeto inicial, o edital para fornecimento de tecnologia para o TAV deve ser lançado em julho. O veículo sobre trilhos percorrerá 511km, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e alcançará a velocidade de 250km/h. O projeto existe há mais de 20 anos. Nos últimos três, ganhou força como principal obra de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e como a menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*