Foi definido na tarde desta segunda-feira (27/05) o cronograma de ações do Grupo de Trabalho (GT) “Eixos Prioritários da Competitividade Logística”, instrumento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) para tratar de assuntos estratégicos. Na primeira reunião após a sua instituição, em abril, os integrantes do grupo, coordenado pelo ministro dos Transportes, César Borges, definiram as estratégias de ações e a distribuição das tarefas, definindo metas, prazos e agenda. A divulgação do plano de trabalho a todos os membros do CNDI deve ser feita na próxima reunião do colegiado, prevista para agosto.
O planejamento estratégico do GT dará ênfase à modernização da infraestrutura de transporte de cargas, com ações como: integrar física e economicamente os estados envolvidos; identificar e selecionar os Sistemas de Logística de menor custo, voltados para o mercado interno e externo; e liderar o processo de reconstrução e melhoria da infraestrutura brasileira, com a participação da iniciativa privada. Outra proposta é incluir os projetos dos eixos prioritários que ainda não foram inseridos na carteira do PAC e priorizar sua implantação.
A formação do grupo foi sugestão do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que na 15ª Reunião Ordinária do CNDI propôs a criação de cinco Grupos de Trabalho em setores considerados prioritários para a indústria nacional: Modernização das Relações do Trabalho, Tributação e Competitividade, Marcos Regulatórios para o Investimento, Facilitação de Comércio Exterior e Eixos Prioritários da Competitividade Logística.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Grupo de Trabalho “Eixos Prioritários da Competitividade Logística” é coordenado pelo ministro dos Transportes, César Borges, e tem como vice-coordenador o presidente da Andrade Gutierrez Telecomunicações, Otávio Azevedo. É composto, ainda, pelos ministros da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino, e da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, o vice-presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa, Luiz Roberto Ortiz Nascimento, e o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht.
CNDI – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial é a instância máxima de articulação e aconselhamento institucional do Plano Brasil Maior, política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo Dilma Rousseff. Ele é o responsável por estabelecer as orientações estratégicas gerais e subsidiar as atividades do sistema de gestão, como a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento industrial, em consonância com as políticas de comércio exterior e de ciência e tecnologia. A coordenação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e o apoio administrativo é exercido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Seja o primeiro a comentar