O diretor-presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, e o diretor de engenharia da Valec, Osíris dos Santos, encontram-se em Indiara (GO) numa visita programada às obras da Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul. O trecho em construção vai de Panorama a Estrela D’oeste.
Em sua totalidade, a Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul, vai de Ouro Verde de Goiás (GO) a Estrela D´Oeste (SP), num total de 669 km, e permitirá a interligação com o sistema ferroviário que dá acesso aos portos da Região Sudeste e a efetiva integração das regiões Sul e Sudeste com as regiões Norte e Nordeste.
A extensão permite cruzar todo o estado de Goiás, passando por acentuadas regiões produtoras de grãos e de cana de açúcar, além de centros de outros produtos industrializados localizados na região de Quirinópolis, Palmeiras de Goiás e Rio Verde.
Trecho Ouro Verde de Goiás (GO) – Estrela D’Oeste (SP): 669 km
Início das obras: janeiro de 2011
Conclusão: 2014
Custo previsto: R$ 2,7 bilhões (incluindo estudos, desenvolvimento do projeto, supervisão etc)
Empregos a serem gerados: 10.000 diretos e 30.000 indiretos
Para dinamizar esse desenvolvimento na região, serão instalados ao longo do percurso da Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul, três pólos logísticos com o objetivo de fortalecer integração intermodal e o desenvolvimento:
Um em Goianira, outro em Santa Helena de Goiás e o terceiro em São Simão.
A articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada por sua implantação está contribuindo para o aumento da renda interna e consequentemente distribuição da riqueza nacional.
Trecho em Goiás
Municípios abrangidos: Acreúna, Brazabrantes, Goianira, Indiara, Jandaia, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Paranaiguara, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Bárbara de Goiás, Santa Helena de Goiás, São Simão, Trindade e Turvelândia.
Trecho em Minas Gerais
Municípios abrangidos: Iturama, Santa Vitória e União de Minas.
Trecho em São Paulo
Municípios abrangidos: Estrela do Oeste, Guarani do Oeste, Ouroeste, Populina e Turmalina.
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