Durante visita as obras da Arena Pantanal em comemoração ao fato de faltar apenas um ano para o início da Copa do Mundo no Brasil, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), anunciou que o próximo gestor do Estado, que assumirá, em 2015, terá a oportunidade de ampliar as linhas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Hoje, o projeto da obra orçada em R$ 1,4 bilhão prevê os trilhos ligando a região do aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, até as avenidas Fernando Correa da Costa e CPA, em Cuiabá.
Segundo Silval Barbosa, já estão sendo concluídos os projetos para que o VLT cheguem em outras regiões da capital do Estado. Neste caso, os trilhos chegarão aos bairros CPA IV, Pedra 90 e Planalto.
Ao lado de jornalistas, o governador reafirmou que as obras relacionadas ao evento serão concluídas nos próximos meses. Segundo ele, existe um movimento da mídia nacional tentando macular a imagem do Estado que vem se despontando por estar concluindo as obras com destaque para o primeiro VLT do país.
Silval Barbosa garantiu que no mês de outubro será concluída a obra da Arena Pantanal. Todavia, o primeiro jogo oficial só tende acontecer em novembro envolvendo clubes de tradição regional. A Seleção Brasileira deve fazer um amistoso em Cuiabá no mês de janeiro de 2014.
Viaduto da UFMT
Em relação aos problemas de engenharia descobertas na obra de construção do viaduto nas imediações da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que provocou uma paralisação de 30 dias, o governador garantiu que a falha será corrigida pelo Consórcio sem nenhum custo ao erário estadual. ““Teve um probleminha no projeto, que será corrigido. A despesa não é nossa, é do Consórcio. Houve um errinho. Se é no pilar, no asfalto ou no meio-fio, eles tem que corrigir e me entregar a obra pronta”, detalhou.
Silval ainda considerou como normal o fato de obras passaram por correções durante a execução da construção. Ele confessou que a Arena Pantanal passou por 198 mudanças para atender as exigências da Fifa sem que nada tivesse sido divulgado.
CPI dos Remédios
Sobre a decisão da Assembleia Legislativa em criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o vencimento de remédios na Farmácia de Alto Custo do Estado, o governador sinalizou ser favorável a investigação. “Infelizmente, venceram os remédios. Já tomei as medidas administrativas necessárias, mas se Assembleia entende ser necessária uma CPI, será muito bem-vinda”, asseverou.
Silval Barbosa ainda disse que aguardará a conclusão de um relatório da Auditoria Geral do Estado que buscará identificar os responsáveis pela falha. Ele confirmou a rescisão do contrato com IPAS (Instituto Pernambucano de Administração Social), responsável pela gestão da Farmácia.
Segundo o governador, não há nenhuma intenção neste momento de exonerar o atual secretário de Saúde, Mauri Rodrigues, que foi indicado pelo Partido Progressista para o cargo. “Não quero polemizar. Hoje, é dia de festa e vamos falar de Copa”, despistou.
Durante a vistoria as obras da Copa Pantanal, o Governo de Mato Grosso fez uma homenagem ao jornalista Marcos Coutinho, dono do site Olhar Direto, morto na madrugada do último domingo. O secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, entregaram aos familiares do profissional uma “chuteira de ouro” simbolizando a trajetória profissional de Coutinho.
Seja o primeiro a comentar