No dia 1º de junho de 1942 durante a presidência de Getúlio Vargas foi fundada a Companhia Vale do Rio Doce, a empresa foi inicialmente criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais e é hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro.
A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo e muito ativa no setor ferroviário onde opera a Estrada de Ferro Carajás (EFC), Estrada de Ferro Vitória à Minas (EFVM), Ferrovia Norte-Sul (FNS) e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e trens turisticos como o de São João Del-Rei / Tiradentes. Além disso, possui uma empresa própria de logística, a Valor Logística Integrada (VLI).
Atualmente o principal projeto da Vale no setor ferroviário é a duplicação da EFC que prevê aumentar de 130 milhões de toneladas métricas por ano (mtpa) para 150 mtpa a capacidade de transporte e escoamento das minas de Carajás, no Pará. Para isso, a Vale vai duplicar 115 quilômetros da Estrada de Ferro Carajás, comprou locomotivas e vagões e construiu o quarto píer do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar