No início da tarde desta quarta-feira (17/07) começaram a chegar os trilhos, importados da Turquia, que darão continuidade às obras da construção do Contorno Ferroviário, que visa, além de escoar a produção de Mato Grosso do Sul rumo ao porto da Cidade de Santos-SP, aliviar o trânsito no centro de Três Lagoas, que fica paralisado durante manobras dos vagões de trem. As quase 50 cargas, sendo 45 trilhos em cada uma, somando mais de 30 toneladas por carga, vêm em carretas do porto de Itajaí – SC. Nos próximos 10 dias todos os trilhos já estarão descarregados e prontos para serem empregados na obra.
A aquisição dos trilhos já havia sido confirmada há três meses; mesmo com a demora, segundo Milton Rocha Marinho, engenheiro supervisor do DNIT em Três Lagoas, está dentro do cronograma previsto pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). “É uma aquisição direta do DNIT em convênio com o Governo do Estado. As obras serão retomadas o quanto antes, afinal essa construção permitirá também a tão sonhada revitalização da área dos trilhos no centro de Três Lagoas, fazendo ali uma área de convivência”, explicou ao hojemais Milton.
O supervisor ainda afirma que devido a estudos e um processo licitatório, foi mais compensador importar essas peças da Turquia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Dirceu Deguti, gerente regional da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) diz que a obra será reiniciada o quanto antes. “Isso depende do cronograma que está sendo feito pela Diretoria em Campo Grande, além do cálculo de investimento por parte da Diretoria da Agessul. Dependendo do tempo da chegada dos trilhos as obras serão reiniciadas em menos de 30 dias após a chegada completa das peças”, ressaltou.
Quando questionado em relação ao fator de ter que refazer alguns serviços, Deguti ressaltou que quando uma obra fica parada por muito tempo é necessário fazer alguns reparos. “Vamos minimizar o máximo possível de perdas”, reforçou ele, alegando ainda que os trabalhadores serão chamados novamente para retomarem a obra.
Obra
A implantação do contorno foi incluída pelo governador no Plano de Ações para o Desenvolvimento – MS Forte como obra emblemática para Três Lagoas. A escolha foi feita com base no desejo da população da Cidade. O projeto é uma parceria com o Governo Federal, por intermédio do Dnit.
A obra do contorno ferroviário foi lançada no dia 2 de julho de 2010. Com extensão de 12,4 quilômetros e ligação com o trecho de Bauru – Campo Grande, o novo contorno tem o investimento total de R$ 33 milhões em recursos da União e do Governo do Estado.
A construção começou em 2010 e a previsão inicial era que ficasse pronta em novembro de 2011. Depois, o prazo foi prorrogado para abril do ano passado, o que não aconteceu devido à falta de trilhos.
Seja o primeiro a comentar