A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste (SP) decidiu retirar parte da malha ferroviária existente no município para realização de projetos de transporte com veículos. O Executivo pediu que a área ocupada pela malha ferroviária, que hoje é da concessionária América Latina Logística (ALL), seja cedida ao município. Para o pesquisador em História Ferroviária Brasileira, Ralph Mennucci Giesbrecht, a decisão vai na contramão do progresso do transporte público.
Na última semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a ALL não tem interesse em reativar o trecho da linha férrea que Piracicaba (SP) a Nova Odessa (SP), passando por Santa Bárbara d’Oeste. O trajeto tem cerca de 42 quilômetros.
Desativado há pelo menos 15 anos, o ramal ferroviário de Santa Bárbara corta o município e gera, de acordo com a Prefeitura, problemas na mobilidade urbana, o que atrapalha o trânsito em alguns bairros. O Executivo afirmou ainda, por meio da assessoria de imprensa que, com a retirada dos trilhos, o trânsito de carros em alguns pontos irá melhorar e a dificuldade na execução de obras deve diminuir.
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Contramão do progresso
Giesbrecht, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e pesquisador em história ferroviária brasileira, fez críticas à decisão do Executivo em entrevista ao G1 na manhã desta segunda-feira (26). É uma idiotice. Ao contrário da ideia da Prefeitura, a reativação das ferrovias seria a melhor solução para o trânsito da cidade, afirmou o especialista.
Ainda segundo Giesbrecht, o prefeito está perdendo a chance de ter um transporte limpo e de massa. O transporte público de qualidade que a população precisa seria o ferroviário. O leito da ferrovia e as estações já estão lá, basta uma reforma nos trilhos para que as pessoas possam ser beneficiadas, disse. O especialista afirmou também que o trânsito de carros não seria prejudicado pela circulação de trens.
Reunião na ANTT
Na última terça-feira (20), o prefeito Denis Andia (PV), o vereador Ademir da Silva (PT) e o deputado federal Carlos Zarattini (PT) participaram de uma reunião para discutir o caso na sede da ANTT, em Brasília (DF), com o diretor geral Jorge Luiz Macedo Bastos e o gerente de projetos de transporte ferroviário de cargas André Luis Oliveira de Mello. O prefeito apresentou, segundo a nota da assessoria de imprensa, dificuldades em relação a obras de mobilidade na cidade.
A nota da assessoria de imprensa informou ainda que a manutenção das margens dos trilhos, como corte de mato alto, é feita pela administração municipal, mesmo o espaço estando sob concessão da ALL.
Estação cultural
A Fundação Romi mantém, desde 2007, a Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste, que foi totalmente revitalizada. O espaço, onde acontecem manifestações culturais (exposições e espetáculos teatrais e musicais), não sofrerá mudanças, apesar da decisão da Prefeitura.
RF – A Revista Ferroviária entrou em contato com a assessoria de imprensa da ALL, que não retornou até a publicação do texto.
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