Enquanto a cidade aguarda um desfecho quanto a construção, ou não, de um viaduto no entroncamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, às margens do Cocó, e pela inauguração definitiva do metrô da linha Sul, nova luz surge no fim do túnel da mobilidade urbana de Fortaleza. Hoje, chegam ao Porto do Pecém, as duas primeiras tuneladoras (Tunnel Boring Machine – TBM), que serão utilizadas na construção dos túneis da linha Leste do metrô.
O Shield, como é chamado a parte dianteira da máquina que faz a escavação dos túneis, tem 6,9 metros de diâmetro e dez metros de extensão.
Provenientes de Shangai, na China, onde foram testados, os equipamentos – num total de quatro – foram adquiridos pelo governo do Estado em junho de 2012, mediante licitação pública, que teve como vencedora a empresa norte-americana The Robbins Company, com o valor R$ 128,22 milhões.
As máquinas chegam desmontadas e acondicionadas em 16 contêineres, junto com mais 50 peças, que serão transportados até o emboque (local de abertura do túnel) localizado em área próxima à Estação Central no Centro de Fortaleza, onde serão remontadas. De acordo com o secretário Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Adail Fontenele, as duas outras máquinas devem chegar até o fim deste ano.
Obras civis
A montagem das máquinas, – já popularmente chamadas de tatuzões -, e, consequentemente, o início das obras, ainda aguardam definição da licitação pública, que irá apontar a empresa vencedora responsável pelas obras. A chegada dos tatuzões estava prevista para maio e o início das obras para este mês.
Atualmente, o processo licitatório encontra-se na Comissão Central de Licitação, da Procuradoria Geral do Estado, em fase de análise das propostas comerciais, já apresentadas por cinco consórcios construtores. Desses, quatro grupos estão habilitados, apesar do menor preço já ser conhecido.
O consórcio Cetenco-Acciona apresentou proposta no valor de R$ 2,259 milhões, seguido de perto pelo consórcio Mendes Júnior-Soares da Costa, com o valor de R$ 2,295. Em terceira posição, em preço, está o consórcio Mobilidade Urbana, com o valor de R$ 2,368 milhões.
Peso pesado
Sem data para começar, a previsão da Seinfra é de que a obra toda, composta por dois túneis, com extensões de 20 quilômetros e 12 estações de passageiros, seja concluída em seis anos. Se confirmado, esse cronograma será considerado recorde, diante da linha Sul do metrô de Fortaleza, que já gastou 14 anos, em obras e R$ 1,5 bilhão, e ainda não está pronto.
À realização dos testes foi realizada a montagem dos equipamentos com todos seus subsistemas, mecânico, hidráulico, elétrico, automação e controle, num período de dois meses. Cada tuneladora tem 125 metros de extensão e pesa cerca de 737 toneladas. O Shield como é chamado a parte dianteira da máquina responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e dez metros de extensão e pesa 460 toneladas.
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