Funcionários do Metrô-DF denunciam problemas na segurança e no atendimento aos passageiros. Segundo eles, o órgão tem apenas cinco viaturas de emergência para as 24 estações.
De acordo com os funcionários, que não quiseram se identificar, as viaturas estão sem os equipamentos de atendimento necessários, como por exemplo o cilindro de oxigênio e macas.
Conforme explicou um funcionários, o tamanho das viaturas não é adequado.
— O tamanho dos carros não comporta uma pessoa de estatura média. Ou seja, quando você coloca uma pessoa na viatura, você impede de que o outro colega que está atendendo a ocorrência, fique no banco do passageiro.
Ele também contou que apenas uma dupla de agentes atende até seis estações.
— A gente tem 125 agentes para tomar conta de 24 estações em três turnos.
Na época de seca aumentam os focos de incêndio. Mas as roupas adequadas para esse trabalho não teriam sido providenciadas, segundo os trabalhadores.
Segundo o chefe de segurança do Metrô-DF, Luiz Renato, o órgão tem 17 cadeiras de rodas nas estações que são distribuídas estrategicamente.
— Temos oito viaturas no corpo de segurança do Metrô. Cinco delas estão destinadas principalmente como ambulância. É um fato, veículos apresentam problema. Quando isso acontece, nós recolhemos e levamos a manutenção.
Sobre a falta de funcionários, o chefe de segurança do Metrô-DF prometeu resolver a situação com um concurso público, que deve ser lançado em breve.
Seja o primeiro a comentar